sábado, 14 de abril de 2012

Dia Iternacional do Café


Com a temperatura amena e alguns momentos chuvosos ao longo do dia, nada como um cafezinho para aquecer o corpo e uma boa leitura, sobretudo por ser este propício dia o Dia Internacional do Café. É... hoje, 14 de abril, é o dia desta tão adorável bebida que acompanha as profissões intelectuais e a todos os brasileiros, consumidores natos desta bebida que marcou em muito nossa história, seja movimentando a economia, seja em batalhas políticas (quem nunca estudou a oligarquia cafeeira na história brasileira?).

O café, planta que fora inicialmente cultivada no Oriente Médio, produz uma bebida que pode ser considerada brasileira, haja vista a grande qualidade e quantidade do produto que daqui sai, exportado ao resto do mundo. Aprendemos a cultivar com qualidade esta iguaria, e dela extrair um dos melhores cafés do mundo, aprimorando-se cada vez mais novas técnicas para agradar os consumidores.
 
O fato é que o café faz parte das relações sociais como um todo, em reuniões, em encontros de negócios, ou mesmo ao recebermos visitas em nossa casa. Se os ingleses primam pelo chá das cinco, nós não temos hora para nos servirmos de uma bela xícara de café. Inclusive agora, ao escrever este texto.

Então, aproveitemos a temperatura amena do dia de hoje em nosso amado Rio Grande, e tomemos um belo café na companhia dos nossos. Pois na terra do chimarrão, o cafezinho, sim, tem o seu devido valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário