domingo, 14 de novembro de 2010

Problema com o relógio

Desliguei o telefone e fiquei refletindo por algum tempo. Quando pedia à minha namorada a que horas era para eu estar em sua casa, ela me disse que não adiantaria estipular um horário, pois eu me atrasaria de qualquer jeito: "Tu nunca chega na hora marcada mesmo", foi o que la me disse. Realmente, no últimos tempos eu e o relógio andamos desajustados. A briga começa logo cedo quando tenho que levantar de minha cama confortável, para ir ao trabalho. Sempre tive dificuldade em acordar. Graças a Deus não precisei servir ao exército, pois sofreria com esse mal. Ou de repente seria muito bom ter servido, para aprender, mesmo que da pior maneira, a seguir o relógio de forma disciplinar.

Como estava chegando diariamente atrasado no trabalho - eram três, cinco, dez, dois, treze minutos além do horário de início do serviço, em uma noite de domingo, mesmo cansado dos estudos, resolvi me preparar para o dia seguinte. Pus na mochila o material que usaria na faculdade; deixei sobre o aspirador de pó (que uso como balcão) as minhas calças; deixei perto da cama os sapatos com as meias dentro; a camisa, pendurei na porta do garda-roupas; a toalha  de banho já estava posta no banheiro. Deixei tudo pronto para o dia seguinte, para não me atrasar novamente, e voltar a ser o rapaz pontual de sempre.

Acordei com o despertador tocando "I can see clearly now the rain is gone", e diferentemente dos outros dias, não esgotei todos os "sonecas" do celular. De pronto levantei, e já fui arrumando a cama. Tomei o café da manhã, o meu banho, me vesti, coloquei as coisas no carro e saí. Estava chovendo bastante, e os vidros do carro ameaçavam embaçar. A chuva caía cada vez mais forte, e eu imaginei que o fenômeno se dava justamente pelo fato de eu estar chegando dez minutos antes. Eu estava contente comigo mesmo, chegaria antes do horário, o que fazia um certo tempo que não ocorria.

Só que entrando na cidade onde trabalho, com pouca visibilidade devido à chuva torrencial, ao arrancar o carro no viaduto (e depois de ter verificado para ver se não vinha nenhum veículo), me deparei com uma motoqueira em minha frente. Freei, mas, tardiamente. Não dá para dizer que eu a atropelei, pois apenas encostei o carro na moto dela, até mesmo porque eu estava apenas arrancando, em primeira marcha. Foi o suficiente para derrubá-la, me causar um enorme prejuízo financeiro (pois tive de arcar com as despesas do concerto da moto e do meu carro), fazer com  que eu me molhasse todo ao socorrer a moça, e... adivinha: CHEGAR ATRASADO NO TRABALHO!!

Quem sabe esse meu problema com o relógio não seja algo do destino, uma sina que carrego . Ou não: o ocorrido pode ter sido apenas uma coincidência. Ou, ainda, puro azar.  Para fins de justificativa, prefiro a primeira opção, e uso o acontecido para argumentar a meu favor. Agora só ando com meu relógio 10 minutos adiantados, para ver se consigo driblar minha sina e a sorte.