segunda-feira, 16 de julho de 2012

Por que não adoecer - parte II

Depois de ter de enfrentar o sistema público de saúde sem nenhum sucesso no problema do corpo estranho no olho, tive de dormir com o incômodo e só no dia seguinte procurar uma solução. Sim. No outro dia o cisco ainda irritava minha visão e causava dor no meu olho esquerdo.

A alternativa era marcar uma consulta "particular" com o meu oftalmologista, que apenas me atendeu porque insiti com a secretária, explicando a urgência do caso. Ela me "encaixou" em um horário, e dentro de dez minutos a contar daquela ligação eu estava no consultório.

Chamado à mesa de atendido por uma das secretárias, expliquei a situação e a frustrante experiência da noite anterior. A moça então pediu para que eu aguardasse, e dentro de instantes ela voltou com um colírio anestésico - o mesmo maldito colírio anestésico da noite anterior.

Depois de me aplicar aquela "porcaria", me encaminhou para uma sala de espera específica, afirmando que logo logo eu seria chamado. O tempo foi passando, meu olho anestesiado, eu mal conseguindo assimilar as imagens da TV, gente entrando e saindo, e eu ali, esperando, esperando, esperando... Parecia um déjà vu da noite no pronto atendimento.

Depois de cerca de quarente minutos é que fui chamado na sala do médico, que é com quem eu consulto quando o assunto é minha visão. Como de costume, o senhor foi muito prestativo e simpático. Atencioso, examinou com presteza meu olho, e não encontrando o corpo estranho de imediato, persistiu na procura. Meu olho fora revirado e por fim encontrado o "enorme" corpo estranho.

Só então pude realmente me sentir aliviado, pois estava livre da dor e da irritação. Mas estava um bocado mais pobre e sem ter concluído todas as tarefas que tinha minuciosamente planejado para aquela manhã.

Dirigindo até em casa novamente refleti a respeito do porquê em se manter saudável, em cuidar do corpo e da saúde. Pois até mesmo o sistema privado de saúde tem seus incovenientes, embora  não haja comparação com o público. Só que há o custo, e como em quase tudo no Brasil, a saúde também gira em torno do dinheiro.

Parece tosco falar, mas o melhor remédio ainda é prevenir. Pois ter de depender de um sistema falho, ou ter de abrir mão de considerável quantia para ter acesso à saúde é realmente um atentado à dignidade humana, por vemos que o destino de nossas contribuições em impostos é diverso ao dos nossos verdadeiros desideratos.

E que venha a Copa do Brasil em 2014, e as Olimpíadas dois anos depois!

Por que não adoecer


Nos dias de hoje são comuns – e é crescente na mídia o espaço para – programas de TV voltados aos cuidados com a saúde e bem estar do corpo. A razão é simples: todos nós desejamos manter a saúde em dia, sobretudo em um mundo cheio de elementos que vão de encontro com este desiderato. Procuramos conciliar a correria do dia a dia com o momento para uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos, o que nem sempre é possível.

Mas não é somente o perfil do cidadão atual – que não tem tempo para cuidar do corpo, que nos faz refletir a respeito da saúde. Eu, particularmente, passei a refletir mais a respeito de manter-me saudável por outro motivo: a possível necessidade de utilização do serviço público de saúde.

***

Eu estava trabalhando no escritório em que estagio em uma tarde comum, como qualquer outra, quando de repente senti um incômodo no olho: a sensação era de um cisco, mas não dava para ter certeza do que se tratava. Aliás, quando se trata de algo dentro olho, tudo parece a dimensão de um elefante.

Relutei por algum tempo, na esperança de que o “corpo estranho” pudesse sair do olho, mas sem sucesso. Chegou ao ponto de ter sido dispensado do trabalho por não conseguir me concentrar no serviço.

Com dificuldade fui para casa e, chegando lá, deitei na cama e fechei os olhos. Queria poder dormir e acordar sem sentir nada, mas infelizmente apenas dei algumas cochiladas e, quando resolvi levantar da cama para comer algo, a porcaria do cisto ainda estava lá, incomodando, irritando, chegando ao ponto de doer.

Sem esperança de que a sujeira fosse sair “sozinha” do meu olho, decidi ir ao pronto atendimento no hospital de minha cidade. Há de se ressaltar que a decisão foi pensada, pois já havia necessitado do serviço público de saúde e dele tinha péssimas recordações. Lá chegando tive de esperar quase uma hora para ser chamado – e o olho seguia doendo. Até que uma voz incisiva chamou pelo meu nome. Era a enfermeira, com cara de poucos amigos – ou nenhum.

Entrei no pronto atendimento e fui encaminhado para a sala de exames prévios: verificação de pressão, pulsação, questionário sobre alergias e doenças que pudessem influenciar no tratamento a ser ministrado. E a cada pergunta feita aquela voz áspera penetrava em meus ouvidos. Chegou ao ponto de eu ter de responder no mesmo tom de arrogância (até porque eu estava extremamente irritado com aquela situação toda). Pelo menos com o tom que passei a utilizar nas respostas a enfermeira ficou mais “querida”, mais simpática. O que deu para notar, quando fui encaminhado para uma das salas da enfermaria, era o fato de ela estar tendo algum desentendimento com o médico plantonista. Mas, e daí?!, eu não tinha nada a ver com isso, e não era em mim e nos demais pacientes que ela teria de descontar seus problemas.

Na sala da enfermaria fiquei uns dez minutos até um técnico em enfermagem vir me atender e pingar duas gotas de colírio anestésico no meu olho esquerdo. Depois disso, tive de esperar mais uns quinze minutos até que o médico viesse ver do que se tratava. Nesses períodos de espera é que refleti a respeito da saúde, e dos cuidados a serem tomados com ela, para jamais depender do hospital público. Pois não era somente eu que precisava do atendimento e teve de esperar longo tempo até ser atendido – e mal atendido. Havia pessoas com dor, gemendo, outras totalmente entregues à febre, à gripe, a enjoos... E o descaso com essas pessoas considerado corriqueiro pelos profissionais da saúde que ali perambulavam.

Foi aí que tomei uma decisão: cuidarei cada vez mais da minha saúde, para não precisar de um serviço precário, que mal enxerga a pessoa humana por traz do problema que a traz até aquelas condições. É claro que o caso do olho era algo que não dependia de caminhadas diárias e de uma alimentação balanceada; era fruto do acaso. Mas tirando essas situações emergenciais, pronto atendimento nunca mais.

***

Depois de mexer de todos os modos no meu olho, e de banhar-lhe com um soro fisiológico, o médico pediu se eu ainda sentia algum incômodo. Respondi que não e questionei se o fato de eu não sentir mais nada não poderia estar atrelado ao efeito anestésico. A resposta do médico fora negativa, afirmando que eu sentiria o corpo estranho mesmo com o olho anestesiado, e me dispensou. Saí de lá tranquilo.

Cheguei em casa e me instalei na cama para ver a final da Libertadores (e “secar” o Corinthians), quando, em cinco minutos, comecei a sentir, dentro do olho, o cisco e a importuna dor que o acompanhava. E pensei comigo mesmo: “maldito serviço público de saúde, maldito anestésico”.